terça-feira, 1 de julho de 2014

Servidores da CGM participam de treinamento sobre relatórios de controle interno

 

Foram convocados os Diretores, Assessores e servidores do quadro próprio e aqueles que atuam na Controladoria Geral do Município de Itabuna para participar de treinamento com o tema “A dinâmica de elaboração dos Relatórios Mensais e Anual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo adotada pela Controladoria Geral do Município de Itabuna”, realizado na sede da Uniasselvi, em Itabuna, das 08 às 16 horas.



O treinamento, ministrado por Alex Souza - Diretor Departamento de Controle Interno, teve o objetivo de apresentar métodos de trabalho a serem aplicados pela Controladoria Geral do Município de Itabuna, a partir do ano de 2014, para o fiel registro das atividades realizadas pelos órgãos central, setoriais e colegiados do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Municipal e sua inclusão nos Relatórios Mensais e Anuais que serão encaminhados ao Chefe do Poder Executivo Municipal e ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, apresentando, ainda, parecer sobre o exame e análise da documentação que compõe as respectivas prestações de contas, antes de sua entrega à 4ª Inspetoria Regional de Controle Externo, destacando e registrando quaisquer achados nelas encontradas, tenham ou não sido sanados, as recomendações emitidas e os resultados alcançados.



No turno matutino, o Diretor de Controle Interno fez uma contextualização sobre controle interno e sistema de controle interno, abordando os conceitos a luz da legislação vigente, apresentando ainda a Resolução nº. 1.120/2005 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. No final da manhã, os participantes tiveram que, em duplas, elaborar um plano de ação em controle interno. O objetivo da atividade foi despertar nos servidores a importância do planejamento das ações da Controladoria, de forma a tornar o trabalho mais eficiente, tendo conhecimento dos possíveis riscos dos procedimentos de auditoria.



Durante a tarde, de posse dos materiais elaborados na primeira parte do treinamento, os planos de ações foram distribuídos aleatoriamente entre as duplas e a cada uma foi proposto simular a aplicação da ação proposta, elaborando, ao final, uma notificação a ser encaminhada para os responsáveis pelos órgãos e/ou unidades auditadas a fim de que os mesmos justifiquem e busquem sanar os achados apontados pelos auditores da Controladoria. A atividade proporcionou aos servidores compreenderem seus papéis enquanto agentes a serviço do Sistema de Controle Interno Municipal. O Diretor de Controle Interno prosseguiu o treinamento abordando a importância dos procedimentos de auditoria para adoção da Controladoria e apresentou as irregularidades mais comuns encontradas nas verificações do controle interno bem como os principais motivos das rejeições de contas pelo TCM-BA.



As atividades encerraram com uma atividade de integração no qual os participantes tiveram que, na forma de jogral, identificar o fluxo de um procedimento de auditoria, expondo todos juntos, ao final, as fases de planejamento, execução e relatório e os conceitos de cada uma delas. Além de descontrair os participantes, a atividade teve por objetivo mostrar que na Controladoria as atividades desenvolvidas por cada um dos servidores, muitas vezes de forma isolada, precisam ser integradas para que o resultado seja eficaz e efetivo.



O treinamento contou com a participação de nove servidores da Controladoria, além do instrutor. As atividades tiveram início às 08 horas e encerraram às 16 horas, com intervalo para almoço. Foram emitidos certificados de participação com carga horária de 6 horas.

Texto: Departamento de Controle Interno.